Crescimento do Brasil X China – desfazendo alguns mitos

Esse rápido texto/comentário surgiu com esse post do Paulo Nogueira, intitulado “Porque a China cresce mais do que o Brasil”

Respondi no Twitter que, sem desmerecer o post (ele postou o link, e a publicação parece mesmo ser bem interessante) e sem dizer que é a única explicação, é preciso considerar que a China tem um PIB per capita (por pessoa) mais baixo que o brasileiro, o que explica como, partindo de uma população mais pobre, é mais fácil crescer percentualmente mais do que o Brasil.

Recebi essa resposta.

“@pnogueira56 @ZeKley Não adianta buscar desculpas para explicar por que a China cresce mais que o Brasil. Logo mais é a maior economia do mundo …”

Então, PIB per capita não é desculpa, é matemática, explicação.

A população brasileira é de 201 milhões de habitantes, e nosso PIB está em 2.194 bilhões de dólares. PIB per capita de 10.915 dólares.

A população chinesa é de 1 bilhão e 330 milhões de habitantes. O PIB deles é de 9.854 bilhões de dólares. PIB per capita de 7.409.

O PIB per capita americano é em torno de 47 mil, e o PIB deles esté em 14,7 trilhões de dólares.

Se a nossa população fosse do tamanho da chinesa (cruzando o PIB per capita brasileiro com a população chinesa), nosso PIB já seria quase igual ao dos Estados Unidos (14,5 trilhões) e quase 50% maior que o PIB atual da China…

Quando eles crescem 9%, fazendo uma conta rude, sem cruzar dados de crescimento demográfico ou variações de câmbio, o PIB por pessoa deles cresce 666 dólares. Quando crescemos 5%, o nosso PIB por pessoa cresce 545 dólares. Relativiza muito a diferença de ritmo de crescimento.

Ou seja, esses dados e reflexões brutos sobre crescimento “em ritmo chinês” precisam ser ponderados. As vezes se esquece o básico ao analisá-los!

Não nego que a China tem um planejamento econômico muito melhor que o nosso, assim como sua ação comercial-diplomática no exterior é melhor que a nossa, seu sistema educacional está formando mais pesquisadores e gerando mais tecnologia que a gente, seus juros são mais baixos, sua política de câmbio favorece suas exportações e eles tem poupança interna para sustentar seus investimentos. Ou a importância da crítica pontual do post sobre promoção no Fórum Econômico Mundial em Davos (que sinceramente, acho relativa, o Brasil não tem tido problema algum em atrair investimentos produtivos ou não).

Mas talvez valha adicionar que as reflexões deles sobre crescimento talvez também sejam melhores que as nossas…

E que ao se fazer apologia do crescimento chinês em relação ao brasileiro (que não anda mal) desconsideramos:

1 – que é um país ainda muito mais pobre que o nosso, e onde a desigualdade cresce, enquanto no nosso diminui

2 – que os direitos e condições de vida dos trabalhadores são péssimas

3 – que não há democracia ou ampla garantia de direitos (individuais e até de propriedade)

4 – Corrupção, presença excessiva do estado na economia, falta de alternância de poder etc…todos esses questões que aqui se critica, na China são muito, mas muito piores que aqui.

Resumindo: eles não são esse céu todo em termos de crescimento, nem nós esse inferno todo.

Fonte dos dados: CIA Factbook
PIB: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook//rankorder/2001rank.html
População: https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2119rank.html
PIB per capita https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2004rank.html

7 Comentários

Arquivado em Uncategorized

7 Respostas para “Crescimento do Brasil X China – desfazendo alguns mitos

  1. Pingback: Crescimento do Brasil X China – desfazendo alguns mitos | Remídia | Info Brasil

  2. Pingback: Crescimento do Brasil X China – desfazendo alguns mitos | Remídia | Veja, Brasil

  3. Pingback: Crescimento do Brasil X China – desfazendo alguns mitos | Remídia | Jornal do Brasil

  4. Concordo em quase tudo. Não tem cabimento comparar o crescimento da China hoje com o Brasil, a China está numa fase em que o ganho de produtividade (= gente saindo de atividades de baixa produtividade, como agricultura familiar, para manufatura, por exemplo) é muito grande; o Brasil já é urbanizado o bastante para isso já não ser tão saliente. E mais todos os outros argumentos que você colocou. A China tem “planejamento econômico” melhor que o nosso? Bom, lá de fato há um planejamento, aqui, de um jeito meio torto, temos uma economia de mercado. De novo, não é comparável. O que é melhor ainda não dá para saber, mas eu acho que, por enquanto, nenhum brasileiro médio trocaria sua vida pela de um chinês médio.

    • Leandro

      Excelente ponto de vista, claro que ainda temos muito a aprender e evoluir em se tratando de sociedade e organização não só econômica mais como nação, mas está na hora dos brasileiros pararem de visualizar apenas as análise do ponto de visto dos outros países e começarmos a melhor analisarmos as coisas que estão mudando pra melhor no Brasil !

      Parabéns pelo argumento coerente, as vezes raro de encontrar em meio a tantas barbaridades que se lê por aí !

      Abraços

  5. Augusto

    Prezado, caso consideremos o PIB per capita como um índice mais apropriado para mensurar o desenvolvimento de um país surgiria uma questão bem interessante. Por que crescemos menos que o Uruguai? Não somente em crescimento(%), mas em valor em US$, o PIB per capita uruguaia é bem maior que o brasileiro. Isto sim considero uma distorção. Na verdade os chineses t6em valores impressionantes de crescimento e tenho muitas dúvidas na afirmação que temos menos corrupção do que lá. Acredito que talvez isto seja um diferencial, lá há corrupção para se ter um carro melhor, aqui é para ser milionário. para tanto, muitos de nossos representantes ganham em loterias várias vezes, ou recebem grandes heranças, ou até mesmo vendem gado a preço de ouro. Concordo quanto a liberdade, mas do ponto de vista pragmático da economia estamos muito atrás ainda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s