Pegos na mentira – O spam do mal vem da campanha oficial “do bem” do Serra

A notícia não vai surpreender ninguém, mas achamos, eu, mas muito mais o Miguel Said Vieira (@miguelsvieira), indícios mais do que fortes que provam duas coisas:

1) Muitos dos spams difamando Dilma são mesmo obras de profissionais do e-mail mkt (óbvio)

2) Os spams e os boletins oficiais do “Time 45” compartilham o mesmo servidor (Localweb, com registros de IP bem próximos), o mesmo sistema de rastreamento de link para ver quem clicou nos endereços indicados no e-mail (da empresa Dinamize que respondeu, esclarescendo não ser responsável pelo conteúdo e que cancelou a conta de envio por más práticas, veja nos comentários) e a mesma base de envios de e-mails. (menos óbvio e bem interessante).

Como descobrimos isso?

Domingo, um dos meus e-mails profissionais recebeu duas mensagens bem próximas, uma às 22:44:09, outra às 22:52:05. Nenhuma delas solicitada ou de alguém com quem esse e-mail profissional tenha se relacionado. A primeira era um spam com o assunto “Fw: Pega na mentira”. O segundo, um boletim oficial do “Time 45” (sendo que esse e-mail jamais se cadastrou para receber tal material).

O e-mail spam era enviado por leandroa.andrade07@gmail.com, e repassava para a frente um primeiro e-mail, de maxfcc@gmail.com O e-mail continha links para três vídeos (vou reproduzir o spam disfarçado de e-mail “espontâneo” na íntegra, com os links, logo abaixo do texto). O primeiro link de vídeo era para a “épica” matéria de 7:06 do Jornal Nacional sobre a bolinha de papel/fita crepe, e estava hospedada em um canal da campanha de Serra. O segundo era um vídeo chamado “Pega na Mentira”, com Dilma falando sobre a questão do aborto e a música do Erasmo Carlos, com hospedagem apócrifa. O terceiro, que vinha no suposto “primeiro e-mail” era um vídeo “censurado pelo PT”, também em um site apócrifo. Todos os vídeos foram postados não menos que cinco dias antes do spam e tinham poucas views antes do dia 24 de outubro, dia do disparo da mensagem, quando aumentam muito suas visualizações (dado de consulta aberta pelo Youtube). Tudo isso embalado em um texto de falsa conversa, voltado para o eleitor mais despolitizado.

Uma análise dos cabeçalhos e dos e-mails pelo Miguel revelou várias “coincidências”. Qual o principal indício de falsidade, até mais que receber um e-mail de alguém que você não conhece, convenientemente copiando algumas pessoas que você também não conhece? Todos esses links dos vídeos passavam, antes de chegar no youtube, pelo servidor de envio de spam easymailing.com.br da empresa Dinamize, como é padrão em envios de e-mail marketing, com o objetivo de aferir os resultados da ação.

O e-mail que chegou na mesma caixa, também sem ser solicitado, 7 minutos depois,  veio do Time 45, e tinha como título “Por amor à liberdade e à democracia eu voto Serra” (ou seja, o assunto casava com a preocupação de 2 dos 3 vídeos do spam sujo) e foi enviado pela “Equipe 45 <serra45@time45.com.br>” a equipe de campanha do Serra na web coordenada pela Soninha Francine.

Os dois e-mails partiram do mesmo bloco de IPs da Localweb. O primeiro veio do 186.202.28.200, e o oficial venho do 186.202.28.195. Uma solicitação judicial à Localweb pode indicar quem são os proprietários das duas contas. A equipe do Serra não tem porque esconder quem está por trás do IP do boletim, a questão é quem está por trás do IP do spam profissional.

Mas a melhor dica, mesmo, é o serviço de rastreamento dos links. Porque é quase certo que quem produziu esses links cuidou, ou no mínimo criou, a ferramenta para o disparo tanto dos spams quanto dos boletins de Serra (relembrando – a mesma lista de endereços, as mesmas ferramentas, IP  parecido, do mesmo local, e temas casados).

O registro desse servidor que rastreia os cliques está em nome da empresa “SmartCRM Serviços de Informática Ltda”, de Porto Alegre,  e o responsável pelo registro é Júlio César dos Santos Vicente (essa é dinamize.com.br, localizada via registro.br). Entrei em contato com ele, mas imagino que irá respeitar o sigilo do seu cliente.

Também enviei e-mails para o “Leandro” e o “Max” os dois que enviaram os e-mails. Acho que Leandro não deve responder, mas até parece que o Max existe mesmo…Mas o mais curioso na busca foi achar esse tweet do @professorsidnei no dia 25 de outubro: “Alerta! Há um sujeito (email: leandroa.andrade07@gmail.com) enviando emails com supostos vídeos contra o Lula. São vírus. Coisa de petralha!” Não é incrível? Até os spams da campanha do Serra tem gente que consegue colocar na culpa dos “petralhas”! Mas em uma coisa o professor tem razão. São vírus mesmos esses e-mails. Vírus para corroer o sistema da democracia e do bom debate político.

Caberia a Soninha Francine responder sobre isso, mas sinceramente, minha esperança disso nessa altura do campeonato é bem baixa. Seria só #coincidência?

Para fins de desenvolvermos ainda mais anticorpos contra esse vírus políticos, segue o texto da cafagestagem da campanha do Serra na web:

Assunto: Fw: Pega na mentira

Responder A: Leandro <leandroa.andrade07@gmail.com>

return-path: <return@smartcrm.com.br>

received: from [186.202.28.200] (HELO burns07.locaweb.com.br) by

hm1634.cl01.mobimail.com (CommuniGate Pro SMTP 5.2.16) with ESMTP id

283741654 for jose@bomdehumor.com.br; Sun, 24 Oct 2010 21:35:46

-0200

received: from smtp772173.smartcrm.com.br

(smtp772173.smartcrm.com.br [201.77.203.173]) by

burns07.locaweb.com.br (Postfix) with ESMTP id 680FC90029 for

<>; Sun, 24 Oct 2010 21:35:46 -0200 (BRST)

received: from scripts32 (unknown [10.2.77.148]) by

smtp772173.smartcrm.com.br (Postfix) with ESMTP id 055AF2A7290 for

<>; Sun, 24 Oct 2010 20:35:47 -0300 (BRT)

message-id: <1244940852.532871287967449838.JavaMail.root@scripts32>

mime-version: 1.0

content-type: text/html;charset=iso-8859-1

content-transfer-encoding: quoted-printable

x-mailer: SmartCRM 5954_150608

x-virus-scanned: clamav-milter 0.96.3 at burns07

x-virus-status: Clean

Concordo!

Já tinham me encaminhado esse e-mail. Não sei se você viu, mas em

outra parte do blog mostrava um vídeo do jornal nacional desmentindo

o presidente Lula e a Dilma. Sei lá, eu não sou muito político, mas

depois de assistir eu senti #vergonhaalheia pelo Lula

http://www.youtube.com/watch?v=GAms1iIJAYs

Uma vergonha, presidente!

Enquanto o Jornal Nacional desmente o Lula, o PT manda tirar video

do Youtube, aparecem mais videos ainda. Olha só esse aqui que tava

no blog também… kkk

http://www.youtube.com/watch?v=TxTROlQWUOo

Eu vou cantar isso na eleição

Mensagem original

De: Max FCC < maxfcc@gmail.com >

Para:

dcs@dpf.gov.br,delioadvance@hotmail.com,delioadvanced@hotmail.com,Dickson Pessoa < dicksonpessoa@gmail.com >,Diego Medeiros Lins < diego.lins@hotmail.com >,djailson@anpi.net.br,dsalustiano@marista.edu.br,edilene@rhf.com.br,Edione@egimoveis.com.br,elias0000012@hotmail.com,emprego@viamodem.com.br,empresaengenharia@hotmail.com,Érica < ericacristina@co.unimedcentro.com.br >

Assunto: Pancadaria nas eleições

Enviada: 24/10/2010 11:43

Recebi um e-mail de manhã de um blog chamado Censurado que tinha um

texto falando sobre a violência entre o pessoal do PT e do PSDB. Ele

contou no texto que em Curitiba jogaram balões com água no carro da

Dilma lá e também sobre as pedras que jogaram no pessoal do Serra lá

no Rio. No blog eles colocaram um vídeo que o PT mandou tirar do ar.

Fui entrar agora para ver o blog e estava fora do ar… Muito

estranho!

Vê ai o vídeo que o PT quis censurar!

http://www.youtube.com/watch?v=M9mmw33SbWk

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Pegos na mentira – O spam do mal vem da campanha oficial “do bem” do Serra

  1. Caro José,

    Já que você entrou em contato com a Dinamize e, mesmo antes de nossa resposta, publicou seu post citando a Dinamize num contexto que pode gerar interpretações de que a Dinamize tem qualquer tipo de responsabilidade sobre o conteúdo dos e-mais enviados, creio que é importante transcrever a resposta ao seu contato conosco, que prontamente lhe enviamos nesta manhã. Segue abaixo:

    Bom dia, José.

    Tudo bem?

    A Dinamize tem uma década de existência, possui nove filiais no país (6 capitais e o DF entre elas) e oferece ferramentas de comunicação e marketing digital, mais precisamente e-mail marketing, chat online e pesquisa online.

    Nosso sistema de envio e gerenciamento de e-mail marketing chama-se Easy Mailing. E, assim como você provavelmente utiliza o software Word para redigir seus textos jornalísticos sem que Microsoft, que é a desenvolvedora do sistema, tenha ingerência sobre o conteúdo, os clientes da Dinamize também utilizam nosso software/ferramenta para fazer suas ações de e-mail marketing sem que a Dinamize se envolva no conteúdo.

    Na realidade, temos, sim, restrições sobre envio de conteúdo que seja ilegal ou pornográfico. E, em nosso contrato, fica claro que a responsabilidade pelo conteúdo é do cliente. Você pode acessá-lo em http://www.dinamize.com/contratos/contrato.php?id=1. Em relação às questões de boas práticas, orientamos nossos clientes a seguirem o que determina o Código de Autorregulamentação para a Prática do E-mail Marketing – http://www.capem.org.br – do qual eu e outro diretor da Dinamize, Jonatas Abbott, somos membros do conselho superior.

    Seu e-mail acabou por nos alertar que o envio em questão descumpre o código em, pelo menos, dois aspectos: utiliza um remetente de provedor (gmail), e não de domínio próprio; e está sendo enviado para uma base de destinatários que, ao menos em parte, não é opt in ou soft opt in. E, assim, já cancelamos essa conta e envios que estavam em andamento. Mas não fizemos isso por questões político-partidárias e, sim, porque este tipo de ação pode prejudicar a reputação dos servidores de envio de e-mail da empresa e afetar nossa performance e entregabilidade na caixa de entrada dos destinários de outros clientes da Dinamize.

    Aproveitando o gancho, é importante falar sobre o posicionamento político da Dinamize: a Dinamize é apartidária. Somos profissionais, uma empresa que presta serviços para quem quiser nos contratar e que se submeta às orientações de boas práticas e regras contratuais. Tanto é verdade, que a Dinamize e sua ferramenta, o Easy Mailing, foi utilizada nas campanhas dos seguintes candidatos: Manuela Davila, deputada federal mais votada do RS (PC do B), Maria do Rosario, eleita deputada federal (PT), Vieira da Cunha (PDT ). Todos são de partidos pró-Dilma.

    Espero ter esclarecido e fico à disposição, assim como a Marcela, nossa assessora de imprensa aqui copiada, para lhe dar mais informações se necessário.

    Cordialmente

    Rodrigo de Almeida
    DINAMIZE | Diretor Comercial

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