Porque voto em Dilma Rousseff e também porque não voto em José Serra

Quando as calúnias, os preconceitos, o chavão e a preguiça mental atacam…só nos resta ser mais sinceros, pacientes, dialogar mais, explicar nossos argumentos, dar a cara para bater e colocar nossa sinceridade a serviço do que acreditamos. Acompanhei, vi e vivi os governos de FHC, Lula, Marta, Kassab, Serra e Alckmin. Conheço as biografias, propostas e realizações deles. É com o aprendizado, conhecimento da minha vida que decido meu voto. E assim que deve ser. Não com preconceitos ou ignorância.

Defendo a eleição da Dilma Roussef e voto nela. Pela evolução desse governo em relação ao anterior em várias áreas – inclusão social, economia, cultura, ciência e tecnologia, política externa, infra-estrutura, universidades etc…Estou disposto a debater e mostrar os avanços em cada uma dessas áreas, com quem quiser (alguns temas quero tratar nesse blog).

E também poque este governo foi mais democrático, abriu para participação, em conselhos da sociedade civil e conferências temáticas, de vários setores da sociedade (inclusive, e muito, os empresários) nas decisões governamentais.

 

 

Dilma e Lula

Dilma e Lula

 

O governo deu um show, por exemplo, na defesa do Brasil durante a crise econômica mundial de 2008, enquanto em 1999, governo do PSDB/Fernando Henrique/José Serra, o Brasil CAUSAVA crises mundiais. É importante dizer que nossa situação econômica era péssima em 2002, fim do govenro FHC. A imprensa brasileira tem tratado a grave crise econômica mundial como coisa menor, e o que o governo brasileiro fez como banal. Quem lê inglês e a imprensa estrangeira sabe que não é nada banal o que Guido Mantega, Henrique Meirelles, Lula e Dilma coordenando o governo, fizeram.

O resultado desse bom trabalho: o Brasil nunca cresceu tanto, teve tanto emprego, foi tão respeitado no exterior, ou os pobres nunca melhoraram tanto de condição de vida (mesmo com muito a ser feito). Tudo isso com liberdade de expressão (a imprensa bate no governo, e muito), religiosa, eleições livres etc…Como deve ser.

Estou ciente que o governo e o PT são cheios de defeitos, mas o PSDB tem os mesmos, mesmos defeitos (alianças bizarras, corrupção etc…), e menos respeito institucional (o FHC mudou a constituição para se beneficiar, diferente de Lula, que não disputou o terceiro mandato.), menos defesa do nosso país , do seu patrimônio e menos empenho no combate à pobreza (em 16 anos no governo estadual de São Paulo, parece que até hoje o tema não virou prioridade aqui).

O PSDB também é menos fiscalizado pela imprensa, ou seja, no final das contas, se você for pensar, o PT estimula mais a liberdade de imprensa que o PSDB. A imprensa adora fiscalizar e criticar o PT, e isso o obriga o partido e os governos administrados por ele a terem limites, a ser cada vez melhor. Diferente do governo de São Paulo, que abafa CPIs e não tem que dar explicações de suas políticas, e falta de políticas, públicas.

Imagine quanta restrição existe, indireta ou direta, no jornal Estado de S. Paulo para fiscalizar quem os donos do jornal, em editorial, chamaram de “homem público exemplar”? A melhor coisa para nós, cidadãos, é a imprensa fiscalizando o PT. Por exemplo: o governo melhorou muito depois que Zé Dirceu e Antonio Palocci caíram com o mensalão e foram substituídos por Dilma e Guido Mantega.

Vale falar também porque eu não voto no Serra, especificamente, o que envolve traços pessoais peculiares dele: acho ele mentiroso (além do normal, mesmo para um político), de um ego descontrolado e dono de uma ambição desmedida. Não vou entrar aqui nos casos enrolados em que ele esteve envolvido, nas bobagem que ele disse, dos dossiês armados até contra aliados, ou nos jornalistas que ele pediu para serem demitidos, ou nas relações perigosas com Daniel Dantas e Gilmar Mendes, ou nas contas de dividir errada que ele fez em uma sala de aula… (de novo, posso fazer isso, a pedidos). Para mim, e porque eu não me conformo, bastaria o vídeo abaixo, onde ele assume o compromisso, que depois assinou e firmou em cartório, de ficar seu mandato completo na prefeitura de São Paulo. Ele saiu em menos de 18 meses para ser candidato a governador (cargo que ocupou o tempo inteiro pensando em ser presidente…), deixando o Kassab aqui… Para mim o vídeo abaixo prova que eu não posso acreditar em nenhum compromisso dele, em nada que ele diz em debates, programas eleitorais, entrevistas ou discursos. Nem sobre o pré-sal, a Petrobras e demais privatizações (essa nova dele que vendeu a Nossa Caixa para fortalecer o Banco do Brasil é de ofender a inteligência de qualquer um), nem com a manutenção do Bolsa-Família (diga-se de passagem, porque todo mundo que é contra o Bolsa Família vota nele?). O sujeito fala qualquer coisa, faz qualquer coisa para cumprir sua obsessão de mais de 45 anos (medo!) em ser presidente. O tal “preparo” que ele fala é ambição em tomar o poder, não a humildade necessária para exercê-lo.

E assim, entramos na razão que fortaleceu ainda mais a minha convicção da necessidade de derrotar o Serra. Nessa campanha, nem é o PSDB, mas José Serra e o seu vice, e isso me surpreendeu, tem apelado descaradamente para o machismo, o fanatismo religioso a ameaça de restrição dos direitos dos homossexuais e demais medos e preconceitos, principalmente da classe média.

É um falso debate de uma hipocrisia sem limites, um oportunismo eleitoral nojento jogando com coisas perigosas. O Serra consegue ser pior do que o Alckmin, que muito mais religioso que ele, nunca apelou para isso (aliás, o Serra para mim conseguiu o feito de  um governo estadual pior que o do Alckmin). Bem, nem isso é exatamente novidade. Quer dizer, o caráter moralista, preconceituoso e religioso é novidade sim (o machismo ele já tinha usado e abusado contra a “Dona Marta”). Mas quem foi mesmo que sacou o medo na eleição de 2002? Veja o vídeo abaixo. Veja como a Regina Duarte fala que o outro candidato, o Lula, se tornou “desconhecido”, um rico e que votar em outro que não o Serra é “perigoso”. Você tem razão em uma coisa Regina. Do Serra a gente sabe o que esperar. Todo o tipo de golpe baixo na luta pelo poder. Inclusive usar todas as armas disponíveis para incitar o ódio enquanto pela frente posa de simpático candidato da “união”.

 

 

PS: quero adicionar ao post esse simpático infográfico do @ilustrebob Muito legal e muito ético

 

11 Comentários

Arquivado em Uncategorized

11 Respostas para “Porque voto em Dilma Rousseff e também porque não voto em José Serra

  1. Pingback: Rapidinhas « A Lenda

  2. Gostei muito da disponibilidade dos dados!
    Quanto aos desvios do Serra, faltou um dado importante: 17 processos declarados à justiça eleitoral: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=33999

  3. Ótima postagem, e excelente exposição de dados comparativos. E o melhor: todos com as fontes devidamente registradas!

    Para vermos como não é preciso baixar o nível para desmoralizar os tucanos. Os próprios dados cuidam disso, se devidamente divulgados.

    Pedro Mancini

  4. Obrigada pela elegancia e verdade. assim fica facil construir um mundo melhor.

  5. Parabéns . São de pessoas assim que o Brasil precisa . Não podemos nem pensar em votar a esses tempos obscuros . Vou colocar uma parte de seu texto na minha página do orkut ,ok?! Vamos a luta companheiro !
    Avante!

  6. Roberto

    Amigo,
    Acho que pessoas que se dizem politicamente bem informadas, como você, não podem cair na mesma balela de sempre de comparar os números do governo do FHC com o de Lula.
    O Brasil foi entregue à Fernando Henrique Cardoso na beira da falência, e ele arrumou a economia deixando uma base sólida e estável para o próximo.
    Lula pegou o Brasil totalmente encaminhado e numa situação da economia mundial que permitiu que o crescimento do Brasil acontecesse.
    Foram épocas diferentes com focos totalmente distintos.
    O carro precisa estar funcionando para poder andar. FHC consertou, Lula acelerou.
    Um dos pilares da democracia é o do revezamento do poder. É por isso, inclusive, que é proibida uma segunda reeleição. O governo Lula e a ministra Dilma estão intimamente ligados à escândalos que não deixam o Brasil engatar a quinta marcha. Se ganharem novamente e com maioria no senado, vão deitar e rolar (Zé Dirceu que o diga). Esta na hora de mudar. Por isso, meu voto é do Serra.

    PS. Recomendo que assistam Tropa de Elite 2 que apesar de ser uma obra de ficção, retrata com fidelidade o que ocorre num país onde a corrupção é “normal”.

    • José Chrispiniano

      Vamos precisar algumas coisas. Fernando Henrique pegou o Brasil mal como ministro da Fazenda, teve o plano Real, ele saiu, o Ciro ficou cuidando da casa e depois ele voltou. Como presidente já pegou muita coisa arrumada e piorou muito. Esse vídeo do Ciro explica o que eu acho dessa situação http://www.youtube.com/watch?v=wZ8DTdVJ-1k Em 2002 o Brasil estava inadimplente, não estava encaminhado. Isso é uma lenda. O carro estava bem, quebrou em 1999, depois de novo em 2001 e 2002…Tanto que em 2003 o governo Lula aperta ainda mais o ajuste. Tem um texto longo no meu blog sobre isso, brincando de comparar com uma partida de futebol.
      Os números são muuuuito diferentes. Pessoas que se dizem bem informadas como você não podem abandondar critérios e sair acreditando em revisionismo histórico…Há políticas diferentes também, por isso resultados diferentes (política comercial externa diferente, políticas sociais diferentes, ações microeconômicas diferentes)
      Quem permitiu a primeira releição? Enfim…alternância de poder não é automática, se fosse os tucanos não estariam em São Paulo faz 16 anos.
      Garanto para você: tem muita gente pior que o Zé Dirceu, e o queo Estado brasileiro perdeu com privatizações, como vendendo a Vale por 3 bilhões (hoje ela fatura 10 X mais e claramente as reservas de minérios foram subavaliadas) é muito, mas muito mais.
      A imprensa, que fiscaliza o PT melhor do que o PSDB, ajuda a manter o governo fiscalizado. Vide o caso do próprio Zé Dirceu

      Mudar para o que exatamente? Para um governo que tem mais proteção na imprensa como o Serra? Ou você acha que o Serra e sua filha sócia do Daniel Dantas são honestos?

      Assisti Tropa de Elie 2…retrata relacionamentos de milícias e políticos no Rio e apoiei pela internet o personagem que inspirou o deputado Fraga do filme.
      Desculpe, mas se você quer votar realmente contra a corrupção devia anular, porque achar que o Serra é honesto ou suas intenções…francamente, é muita ingenuidade ou falta de informação. abs

  7. Se me lembro bem das capas de revista da campanha eleitoral de 2002, a ideia era: não importa quem pegar o Estado, o pegará em crise. Se não me engano a revista Caros Amigos mostrava todos os candidatos na ponta de um Titanic.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s