O que mudou em 30 anos de cinema?

Estreará em breve no Brasil o remake do filme Fúria de Titãs. O original é de 1981, um dos primeiros filmes que eu lembro e um clássico das Sessões da Tarde da minha infância.

Entre um e outro filme se passaram 28 anos, mas dá para arredondar e comparando os trailers, ver as 3  maiores mudanças nos filmes de aventura, quiçá no cinema [e da nossa própria percepção audiovisual] dos últimos  anos. Os apontamentos são óbvios, mas vale a pena pensar nisso ao comparar a linguagem dos trailers.

1.  O uso intensivo de efeitos especiais computadorizados

2. A estética e ritmo de edição desenvolvida pelos videoclipes musicais e pelos comerciais da TV

3. O uso brutal e espetacular dos efeitos sonoros para nos sentirmos na “montanha russa” do cinema. Essa terceira no fundo advém das duas anteriores e visa esconder o que ainda tem de artifical nos efeitos visuais e reforçar a vertigem e a velocidade da edição. E valorizar a experiência do cinema contra os equipamentos domésticos.

Perceba: o primeiro é mais racional e ordenado. O segundo não tem narrador, explica bem menos a história e usa trechos e slogans para causar sensações, transmitir emoção, mais do que dizer ou mencionar atores. Em um há romantismo. No outro testosterona e erotismo [o que implica em tipos de beleza masculina e feminina, bem diferentes em cada caso]. É importante notar que ambos os trabalhos tem os mesmos objetivos: levar espectadores para assistir um filme de aventura e ver criaturas fantásticas criadas por efeitos especiais. Mas são os atores que fecham o primeiro trailer. E nesse, a estrela explícita é a estrela que já estava implícita no anterior: o monstro chamado Kraken.

O original de 1981

O novo filme.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s