Larry Rohter e a cultura brasileira

Isto era um e-mail indicando uma matéria para um amigo. Por que não postá-lo aqui? Então está, indicado para quem por aqui passar…

“O Larry Rohter deu uma entrevista interessante para a revista Poder, da Joyce Pascowith (verdade). Não que concorde com muito do que é dito nela, mas tem várias passagens legais, é curioso que o principal interesse do cara é cultura, e ele diz isso muito legal sobre a gestão do Gilberto Gil no Minc. Mais legal ainda porque a pergunta é bem óbvia, e ele a ignora para dar uma resposta sobre um tema que lhe parece mais legal, mas sabe que não será perguntado:

Poder: Ao descrever a vida cultural borbulhante que encontrou no Brasil dos anos 70, uma das coisas que o senhor diz é que “diferentemente dos artistas em alguns países europeus, os brasileiros talentosos não se beneficiavam de subsídios estatais destinados a encorajá-los ou sustentálos”. Hoje, com os incentivos estatais, o que o senhor diria que mudou na produção cultural do país?

LR: Eu acho que Gilberto Gil deu um passo à frente como ministro quando criou pontos de cultura nas periferias. Ainda vai levar tempo, mas acredito que essa medida produzirá obras de arte que vão impactar o país e o mundo. É uma política correta num país que não tem tradição de valorização do seu artista popular. Conheci cordelistas em Pernambuco em situação de penúria, ao contrário de artistas populares japoneses que são tratados pelo Estado como tesouro nacional.’

A entrevista completa pode ser lida aqui: http://revistapoder.uol.com.br/p18/materia3.html

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s