Fundamental – Doc de Glauber sobre Sarney

Pedro Doria recuperou no youtube para seu blog o fundamental documentário Maranhão66 de Glauber Rocha. Fundamental assistir a gênese de Sarney, cuja saga daria um “O poderoso chefão” a brasileira, com Sarney como “godfather” e Roseana Sarney como “Michael” (Fernando Sarney seria o Sonny, e o Zequinha o Fredo).

É interessante, ouvindo este discurso e lembrando do que ele deu no senado, notar como Sarney é um gênio da arte de ser um orador ridículo. Parnasiano, rebuscado, grandiloquente, enrolão… Uma oratória que prima pela linguagem para ser pouco direto, para escapar do debate, para exercer a famosa abertura brasileira ao longo monólogo.

Esta estética se torna mais interessante ainda quando o documentário de Glauber opõem ao discurso as imagens de um Maranhão miserável. Visto quarenta anos depois, o discurso de Sarney prometendo melhorias para o Maranhão, o desenvolvimento por vias esdrúxulas, e o fim da corrupção. “Olhando o Brasil e o Nordeste progredir, enquanto nossa terra, mergulhada na podridão, não podia marchar nem caminhar.” Quarenta e três anos depois ouvir estas palavras de Sarney e o que ele causou ao Maranhão soa ainda mais trágico.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s